Normas do Banco de Caixas passam a valer a partir de fevereiro na CeasaMinas.
As normas para o funcionamento do banco de caixas na Ceasa mineira devem entrar em vigor no dia 12 de fevereiro do próximo ano. Segundo a estatal, a mudança da data, antes prevista para 2 de janeiro, foi necessária para dar ampla publicidade ao texto.
Portanto, a partir de fevereiro, tomate e banana só poderão ser comercializados em caixas plásticas retornáveis, padronizadas e higienizadas. Há, também, a possibilidade de uso de embalagens de madeira ou de papelão, desde que elas sejam de primeiro uso. Os demais produtos serão incluídos no programa por meio de atos normativos.
Pedro Camilo Souza é produtor de banana do município de Paraopeba e já comercializa seus produtos em caixas plásticas no MLP (Mercado Livre do Produtor), no entreposto de Contagem da CeasaMinas. Ele adquiriu 600 caixas padronizadas e diz que elas são economicamente mais vantajosas. Um dos seus compradores é o dono de sacolão Ricardo Cirilo, que passou a comprar as bananas de Pedro em caixas de plástico. Para ele, uma das grandes vantagens é o fim dos depósitos para as caixas de madeira. Outras vantagens da caixa de plástico sobre as de madeira e papelão são a redução das perdas, o aumento da qualidade dos produtos, a diminuição do custo de produção e o aumento da segurança alimentar. Apesar de o programa ser introduzido gradativamente, os demais produtores – além dos de tomate e banana – já podem aderir de forma voluntária.
O presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages, ressalta que o sucesso da iniciativa depende de uma mudança de cultura e, por isso, foi necessário ser flexível para conseguir a adesão dos produtores. “A estrutura do Banco de Caixas está pronta desde o início do ano, mas decidimos inaugurar somente em 2012 para ter tempo de conversar com todos os atores envolvidos”, conta. Essa foi a fórmula utilizada para a implantação do Banco de Caixas em três unidades da CeasaMinas no interior, onde os objetivos da implantação foram alcançados e todos os produtores do MLP já trabalham com as embalagens plásticas.
Como funciona?
Para se adequar ao Banco de Caixas, todos os usuários deverão comprar ou alugar as caixas plásticas padronizadas na quantidade necessária para sua atividade. No site da CeasaMinas, é possível encontrar a lista com as empresas homologadas para fornecer as caixas conforme o modelo aprovado.
O Banco de Caixas funcionará com um sistema de logística reversa. Para isso, os compradores que chegarem à CeasaMinas deverão dispor de vale-caixas. No momento da compra, os cartões deverão ser repassados aos vendedores. Quando retornarem ao mercado, os compradores deixarão as caixas vazias no Banco para serem higienizadas e receberão os vale-caixas correspondentes ao número de embalagens depositadas. Os vendedores, por sua vez, trocarão os vales recebidos por outras caixas e pagarão pela higienização.
Caixas plásticas cheias com tomate e banana só poderão entrar na portaria da CeasaMinas dentro dos padrões exigidos e mediante apresentação do certificado de higienização emitido pelo Banco de Caixas UAI, a unidade higienizadora autorizada pela CeasaMinas. Já as caixas vazias terão acesso ao entreposto de Contagem somente pela nova portaria da Avenida Sarandi.
Os produtores e comerciantes que fizerem doações de produtos armazenados em embalagens plásticas padronizadas ao Prodal Banco de Alimentos ou a outras instituições deverão receber vale-caixas correspondentes à quantidade entregue.
fonte: CEASA-PE